Quando pensamos em bicicletas, sempre surgem modelos específicos que, por algum motivo, nos marcaram profundamente. Para mim, como ciclista e mecânico, a Allez Sprint com freios de aro é uma dessas bikes especiais. A bike possui o espírito de uma bicicleta de corrida: baixa, curta, rígida e extremamente ágil.
Reprodução: Bike Radar
Essa geração trouxe características herdadas de sua irmã Venge, como o canote, o design do seattube e o garfo, que agregam para o visual e funcionalidade do frameset. Além disso, o quadro é construído com a tecnologia D’Aluisio Smartweld, que utiliza soldas pensadas em maximizar a rigidez nos pontos de maior torção. Outro destaque é o movimento central, composto por três peças, projetado para oferecer ainda mais rigidez e performance.
Reprodução Bike Radar
Praticidade Mecânica e Ponto de Atenção
No quesito manutenção, a Allez Sprint é uma bicicleta prática e confiável, especialmente em cenários de provas, onde manutenções emergenciais podem ser necessárias. No entanto, vale destacar alguns pontos de atenção a longo prazo: os rolamentos da caixa de direção e os parafusos da abraçadeira do canote podem apresentar desgaste e demandar cuidados extras.
Um Ícone Versátil e Inesquecível
A Allez Sprint conquistou seu lugar como uma das minhas bicicletas favoritas. Sua versatilidade e ligação com o mundo do criterium fazem dela uma escolha perfeita para quem busca desempenho e estilo. Além disso, o baixo custo de produção do frameset parece ter permitido à Specialized lançar uma variedade impressionante de cores, grafismos e edições especiais, como a do Tour Down Under e a do time Specialized Rocket Espresso, nas versões road e track. Atualmente, essa Allez continua a brilhar, cruzando as ruas de Belo Horizonte e carregando toda a história de um modelo icônico.
Reprodução: Cicloativismo
O brilho da bike aparece especialmente em provas de criterium, como o Tulsa Tough, e em competições com curvas acentuadas, como o Tour Down Under—onde, inclusive, foi usada pela equipe Bora. Tive o privilégio de passar algum tempo com o modelo das fotos, testando-o em diferentes treinos e em uma prova local. A sensação ao pedalar essa bike é de “andar sobre trilhos”, exatamente como se espera de um conjunto desses.
setup atual e planos para o futuro
Atualmente a bike possui um setup diferente com um par de Zipp 303, guidão Aerofly II (420 mm) e mesa Tarmac S-Works. Segundo Tiago, atual dono da bicicleta, a idea é futuramente substituir o guidão por um Roval Rapide ou Enve, para as rodas um modelo mais atual de Zipp ou Enve finalizando com freios eeBrakes, fazendo com que a bike chegue nos seus 7,2~7,3kg